sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Instalações


Ringue de patinagem : Feito de cimento, cor  de rosa, 40 x 20. Gostaríamos de ter outro campo melhor mas é o que temos e gos
tamos muito dele.








Casa dos Patins: Aqui o Pe. Nuno Afonso fez tantos patins. Patins com sapatilhas e botas de trabalho. 
Setiques partidos e velhos ficavam como novos, prontos a ser usados novamente mas com um novo nome. Deixavam de ser setiques e passavam a ser as "mocas". Imperava a lei de Lavoisier:

"Nada se perde tudo se transforma." 

Quem o ajudou muitas vezes sabe do que estou a falar.
Saudades de andar naqueles patins pesados em que o travão era um pneu (patins pré-históricos). Ao curvarmos as bases faziam faíscas de embarrarem no chão. E sem dúvida nunca me vou esquecer do meu primeiro setique (Moca) feito pelo Sr. Pe. Nuno. De um tronco, com a ajuda de instrumentos fez uma moca com curvatura na ponta. Eu fiquei todo contente com "aquilo" visto dar para poder jogar e bater umas valentes "mocadas" na bola de ténis. Ainda tinha que evoluir muito para jogar com bolas de hóquei.

Mesa da casa dos patins, local de várias noites, tardes e mesmo dias a compor  patins e setiques. Se assim não fosse muitos miúdos que passaram por esta casa nunca teriam tido a possibilidade de praticar esta modalidade fantástica. Apesar de alguns mais abastados irem comprando os seus patins.
O Pe.Nuno comprava todo o material de hóquei. Algum desse material vinha já usado e mesmo sem utilização dos Salesianos do Estoril, através do Sr. Pe. Miguel. Aqui era tudo reciclado.
Assim foi durante vários anos. Ainda hoje 50% do material de hóquei é do tempo do Pe.Nuno. Principalmente protecções de jogadores, guarda redes, stiques e muitos patins.
Agora muitos dos miúdos já têm os seus patins. Poucos têm setiques próprios e nenhum tem protecções de jogador sem ser da casa.





Actualmente mudei o material de protecção dos jogadores, setiques e material dos guarda redes para outra sala com menos humidade e assim a casa dos patins ficou com um pouco mais de espaço. 
As protecções de jogadores foram compradas à pouco tempo através de um programa ao qual estivemos ligados. Assim como algum material de guarda redes e alguns setiques.




Alguns dos setiques, para admiração de muitos, são de 1993 ou mesmo antes. Todos gastos por baixo e com talas laterais ainda hoje servem para matar o bichinho a muitos praticantes e apaixonados do hóquei.

Sem comentários:

Enviar um comentário